quinta-feira, 19 de setembro de 2013

RUMO AO CENTENÁRIO



Quem é José Valdevino? Quem foi?Um homem importante? Pra mais? Pra menos? Para quem? Para quê?

José, assim chamava sua esposa, Quinquinha, Francisquinha. Ele era um homem de grande valia, grande sabedoria. Lembro-me quando fui embora do Crato estudar em Recife, costumava escrever-lhe cartas falando sobre minha vida, os estudos e ele sempre  respondia elogiando a forma como eu me expressava, mas sempre aproveitava o momento para me orientar em relação aos  erros de português. Nunca esqueci uma carta em que ele corrigiu-me sobre as formas de tratamento da pessoa, dizia que eu misturava muito. Sua sabedoria era grande, diversificada, fazia chegar ao seu povo o mais necessário "o cuidar das pessoas na sua atenção básica". Povo que ele liderava de forma humana, justa e ponderada. Atendia as pessoas que o procuravam por uma ajuda, fosse essa no campo espiritual, político, na saúde e na educação, onde foi forte combatente. Lutou pela melhoria do povo, do lugar de forma mais precisa. Tenho saudades sempre dele, da minha mãe, da minha tia, três figuras que não vejo de forma separada na minha lembrança, na minha saudade. Grande pai, grande figura.
Graça Valdevino (Nenen)

Um comentário:

  1. pois é tia, sempre estou com eles na lembrança, também não consigo separá-los, sempre vem os três juntos quando me sinto só... ás vezes comento com minha mãe, que aliás é outra admiradora deles, e digo que sinto a presença deles me acalmando quando me sinto sufocada pelos problemas, parece até que eles me colocam no colo. Saudade imensa deles!!

    ResponderExcluir